sábado, 1 de maio de 2010

Analise de um episodio de FlapJack




Esses próximos quadros da série Flapjack fazem parte da apresentação e configuram os contrastes entre os elementos da animação.
            No primeiro( figura 1) uma animação em Stopmotion, e no segundo ( figura 2) uma animação 2D. Podemos notar essa mistura durante o episodio, entretanto de maneira mais sutil. Neste mesmo sentido adotam técnicas e contrastar personagens de cenários.
Bastante comum as séries de TV apresentarem cores mais detalhadas para cenários, objetos e outros elementos estáticos ou no máximo em animações secundarias; enquanto as cores chapadas acontecem em animações principais, em especial, para as personagens.
            Essa caracterização é adotada de diferentes formas,e geram diferenças muitas vezes sutis, mas dependentes das técnicas e ferramentas utilizadas para conceber a pintura.


Observando o quadro dos Flinstones a seguir [figuras 3] as diferenças entre as cores do cenário e as cores das personagens, são pouco perceptíveis. O próximo quadro é de Pokémon [figura 4], e reparem a diferença entre eles. O quadro de Chico Bento[figura 5] também apresenta algumas diferenças que podem ser uma questão de traço.
            Sabemos que cada momento histórico e processo criativo estão marcados por um específico traço. Flinstones é da década de 60  enquanto Pokemon e Chico Bento são da década de 90, durante esses 30 anos, muitas conquistas tecnológicas, facilitaram e modificaram os métodos produtivos. As questões econômicas também são responsáveis pelas modificações no tempo, e conseqüentemente o gosto e apreciação do público.
             As ferramentas digitais possibilitaram uma maior manipulação nos desenhos e imagens, agilizando a confecção de cada elemento, e portanto minimizando o período de desenvolvimento.
            Entretanto existe um ponto em comum entre as três séries, todos elas seguem um padrão; suas formas, cores, luzes e sombras, foram inseridas para ilustrar os elementos, levando em consideração o dia, clima e etc. Assim, podemos concluir que, embora as ferramentas e técnicas de animação tenham evoluído, em 30 anos, as propostas de confecção de cenários e personagens são muito próximos.
            O próximo quadro de Flapjack[figura 6], de 2008, apresentam outro elemento explorado de forma predominante na série alem de colabora com a narrativa e linguagem propõe uma exploração das ferramentas e softwares de animação que vai alem da simples reprodução de um possível ambiente. As texturas são exploradas com mais intensidade; cada objeto do cenário possui uma textura trabalhada de forma a caracterizá-lo, e inseri-lo em um possível contexto.


Outra característica curiosa: isolando determinadas partes da imagem, veremos que a textura parece ter sido inserida sem respeitar a perspectiva e assim pode ter sido produzida com um acabamento rápido. Mas, analisando a imagem como um todo, esse efeito é amenizado e ainda contribui com o aspecto poluído que caracteriza a dimensão do mundo comum; a intenção de criação segue alguns estereótipos; para contextualizar, um porto com piratas, marinheiros e etc.
            Nessa mesma cena o principio Stagging de animação é usado de forma a contrastar o acting da personagem do cenário; então; alem das cores, a pose da personagem representa um estereótipo do acting encontrado nas produções Disney, de forma a passar a sensação de harmonia entre animais e humanos e assim construir um enrredo de fantasia.

Podemos observar um Staging, muito semelhante no filme A Branca de Neve e os Sete Anões de 1938 [figura 7] .Flap Jack faz uma menção.
            Entretanto Flap Jack está inserido em outro contexto, observem  a próxima pose da personagem [figura 8] o seu acting; sua pose, a forma como acontecem as transições de movimento e também sua voz, apresenta a personagem. Essa transição de pose quebra todo o clima, antes gerado pelo pássaro e seu pouso, e reforça o contexto.
            Esta proposta aproxima-se muito da linguagem das pinturas do cenário e dos personagens, e ainda consegue brincar com uma época e estilo de animação adotada por Disney, promovendo uma menção histórica; tratando-se de um clássico, pode ser entendido;  como sendo uma piada.



Assim, essa primeira cena, faz uso de três princípios de animação. O Staging, brinca com a falsa relação entre o personagem e o pássaro,  concebida com o timming.Temos o pássaro, voando até pousar na mão da personagem,em um determinado tempo; a personagem multa o pássaro por esse tempo do vôo e cena torna-se engraçada por conta do uso timming. O terceiro princípio diz respeito transição de pose, que tem que ser aplicado nesse caso junto com o timming, o pose to pose.

            O principio Pose to Pose nessa serie propõe a caracterização das personagens, enquanto em muitas outras series, diz respeito apenas ao movimento[figura 9].
            Observando as feições da personagem no próximo quadro [figura 10]. As mudanças caracterizando, a personalidade. Aqui o principio  Pose to Pose é explorado, não só como uma questão de transição de movimento, mas também para a construção de emoções contribuindo com a tonalidade do plano.   Bob esponja apropria-se de formas próximas para criar piadas e gags, não somente com os acontecimentos; assim muitas vezes a comicidade está na pose e não no enredo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário